Não importa o que você administra na web (loja virtual, um blog, uma fanpage, etc), você quer que as outras pessoas tomem uma atitude em relação a isso. Que comprem, que vendam, que curtam, que assistam, que comentem, que compartilhem. E para isso acontecer, a sua página tem que fazer o usuário querer agir e tem que ser fácil pra ele realizar essa ação.

Uma das ferramentas importantes para fazer o usuário agir são os chamados Call to Actions (CTAs ou chamadas para ação). Que nada mais são do que comandos criados para levar o usuário a agir. Por exemplo: “Economize”, “Compre”, “Compare”, “Encontre”, “Peça”.

Abaixo está uma lista de CTAs para você utilizar quando estiver criando conteúdo, seja para seu site, fanpage, blog ou vídeos. Certifique-se de utilizar CTAs, eles são capazes de facilitar a vida do usuário e melhorar a conversão do seu site.

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Clique aqui – Um dos mais clássicos, utilizados e desgastados.

Baixe agora – Pessoas gostam de downloads. Imediatismo. Esse comando preenche os dois quesitos.

Sem compromisso – Ponto forte para deixar seu cliente/visitante livre de amarras.

Responda hoje mesmo – Comunica ação, atitude. (Se estamos falando de chamadas para ação, isso deve ser bem óbvio.

Download imediato – Uma variação do item anterior, parece até que é mais imediato ainda. Muito utilizado em páginas de apps ou ebooks.

Leia agora – Basicamente uma variação do item anterior.

Fale com um especialista – Ótima maneira de oferecer informação confiável. Se o seu negócio é sobre informações, sobretudo as mais técnicas, utilize esse CTA sem medo.

Junte-se agora – Ideal para assinaturas ou redes sociais.

Eu insisto que você… – O fato de você estar pessoalmente indicando uma coisa é algo que atrai a atenção dos seus leitores/audiência.

Clique aqui para mais detalhes – É uma chance do leitor aprender um pouco mais, seja em um fórum, seja lendo um artigo na íntegra. É diferente do botão Detalhes devido à ação “Clique aqui.”

Eu te convido para… – A internet é um ambiente em movimento, geralmente as pessoas estão ‘correndo’ de um site para outro. Nesse contexto, educação é algo raro e pode render bons frutos.

Ganhe de graça – Direto ao ponto. Todo mundo gosta de brindes e coisas grátis. Oferecer algo de valor sem cobrar nada é uma grande maneira de motivar a sua audiência a fazer algo que você quer.

Para chamar um serviço mais rápido ligue: – A mesma ideia. Ofereça um telefone e as pessoas terão a ideia de que o processo será mais rápido.

Enquanto os estoques durarem – Muito comum em megapromoções (black Friday), impulsiona as pessoas a agirem enquanto o que elas querem ainda está disponível. (Escassez é um ponto forte, se for possível demonstre-o na sua página de produtos; ex: “apenas 3 no estoque”).

Está na correria? Ligue-nos, email, etc. – Mesmo que, a forma de comunicação anunciada seja mais lenta do que outras, esse CTA dá a impressão de rapidez, velocidade.

Faça um teste gratuito – Muito bom para testar produtos. Variações: Inicie um período de testes;

A oferta acaba em… – Um prazo leva as pessoas a agirem rápido. Agora.

Apenas clique aqui e… – Essa simplicidade imposta pelo “apenas” leva a crer que a ação de clicar é até mais fácil, e que o retorno será mais vantajoso.

Garantimos todo o seu dinheiro de volta – Muito parecido com o CTA acima, a diferença é que esse torna a sua política de garantia mais clara e objetiva.

Satisfação garantida – Quem não gosta de garantias? Todo mundo gosta de satisfação. Logo, coloque as duas juntas.

Garantimos seu dinheiro de volta, sem perguntas – Isso livra seu cliente de preocupações caso eles queiram fazer uma devolução e ter o próprio dinheiro de volta. Ou seja, sua política de devolução é clara, objetiva e rápida. Isso funciona porque todos temem devolver algo, geralmente os processos são burocráticos e envolvem muitas perguntas.

Garantimos a devolução do seu dinheiro – Isso quer dizer que se o seu cliente não estiver totalmente satisfeito com o seu produto ou serviço, ele poderá devolvê-lo. Muitas vezes esse é o ponto chave para alguém fechar uma compra

Receba agora! – Imediato, sem espera. E esse ponto de exclamação não está aí por acaso.

Comece hoje mesmo – Imediato, sem espera.

Disponibilidade limitada – A possibilidade dos estoques acabarem é preocupante. Escassez é um ponto forte.

Bem avaliado – As pessoas confiam na opinião de outros consumidores. O fato de algumas pessoas avaliarem bem o seu produto pode ser um fator de peso para levar alguém a agir. Coloque isso em evidência se for preciso.

Melhor valor – Muito utilizado em sites de serviços web (hospedagens por exemplo), esse CTA destaca uma das opções do produto como “melhor custo benefício”, é um apelo forte para que o consumidor contrate aquele produto.

Melhor avaliado – Outro ponto de validação por outros consumidores.

100.000 mil clientes satisfeitos – Prova social é uma ferramenta poderosa como chamada para ação. Isso, de alguma forma, reduz os riscos de uma pessoa que se dispõe a contratar um serviço que ela não conhece. Ela vê que milhares de outras pessoas já fizeram isso. Seu plugin do facebook que mostra várias pessoas curtindo sua página têm, basicamente, o mesmo efeito.

Diga-nos o que você acha – As pessoas gostam de ser escutadas.

Reserve agora – Urgência.

Ande rápido – As vezes tudo que o seu leitor precisa é um empurrãozinho. Você pode combinar isso com esse CTA.

Avise-me quando chegar – Pode te garantir vendas futuras.

Compartilhe esta oferta – Mescla usabilidade e chamada para ação.

Estamos esperando pela sua ligação – Mais um CTA que comunica que sua empresa é prestativa e disposta a ajudar.

Frete grátis – De graça até carona em carro bomba. Só tome cuidado para não andar no vermelho oferecendo frete grátis.

Veja esse vídeo agora – Tenha um vídeo com um bom título. Vídeos geram empatia, desde que sejam claros e objetivos.

Reserve seu lugar, vagas limitadas – Ideal para cursos e seminários.

Inscreva-se já – Funciona de forma parecida com o comando acima.

Compre agora – Trate de criar um botão que pareça com um botão e se destaque dos demais elementos da página.

Ligue e peça um orçamento sem compromisso – Se o seu produto é vendido com um orçamento prévio, todo mundo vai desejar que ele seja sem compromisso.

Apareça e receba uma consulta grátis – Suas portas estão abertas e você está oferecendo informação gratuita. Criar valor para as pessoas e oferecer isso de graça é uma estratégia poderosa.

Não hesite em ligar – Comunica que sua empresa é realmente prestativa e disposta a ajudar.

Adicione ao carrinho – Facilita as compras e leva o cliente a continuar comprando.

Fácil de usar – É tão simples que nem precisa de explicação.

A oferta acaba em “x horas, ou à meia noite ou meio dia” – Outro CTA que trabalha com urgência, fator poderoso.

Peça agora e receba um brinde – De graça….

Essa não é uma lista exaustiva, se não encontrou um ideal, use sua criatividade e crie um CTA que funcione para o seu negócio.

Mãos a obra, boa sorte!

Veja também

Os 20 Mandamentos dos Call to Actions