Como superar algo tão viciante como internet ou TV – coisas que nos rodeiam cada vez mais ao longo do dia?

Eu não vou entrar nos “”porquês” que deveríamos eliminar coisas desse tipo – vou assumir que você já quer fazer essa mudança.

A mudança pode ser diferentes coisas: talvez você joga muito video game, assiste muito pornô, vê muitos vídeos no laptop, fica muito tempo no Facebook, Youtube, Instagram, Email, Twitter, site de notícias ou Blogs…

O que você pode fazer?

Compartilharei estratégias que acho eficazes, porque eu também encaro esses problemas o tempo inteiro.

Mas aqui vão as duas ideias principais:

Encare o problema
Aumente sua percepção

Se você conseguir treinar esses dois pontos repetidamente, você fará muitos avanços. Mais detalhes abaixo.

Não há uma única maneira de lidar com vícios, por isso eu recomendo tentar uma combinação dessas estratégias e ver o que funciona melhor para você:

Encare o problema – O que muitos de nós faz é nem pensar no problema, ou nem sequer admite que há um problema. É desconfortável pensar sobre o que nós faz sentir culpados, então, nós colocamos isso de lado assim como colocamos uma atividade física. Mas ignorar o problema ou fingir que ele não existe não torna as coisas melhores. O obstáculo é o caminho. Encare o problema e ao fazer isso torne-se mais consciente. Veja o que está realmente acontecendo com você. Aprenda sobre si mesmo. Essa é uma educação valiosa.

Aumente sua percepção – Você não pode mudar o que você não percebe. A maior parte dos vícios acontece sem que percebamos o que estamos fazendo enquanto fazemos, e só depois é que nos sentimos culpados. Comece a aumentar sua consciência sobre seus desejos e suas ações enquanto isso está acontecendo. Isso significa que você terá que ter lembretes ao seu redor, assim você notará seus desejos quando eles surgirem. Você ainda pode agir sobre o desejo, como você está aumentando a consciência, mas esteja ciente de que o desejo está acontecendo, e veja que decisão você irá tomar, e qual é resultado (como você se sente depois, quais as consequências que estão lá?). Esta é uma habilidade que você pode aumentar ao longo do tempo, com a prática.

Veja o medo – Você está indo para o vício por causa do medo. Está procrastinando algo difícil, mais desconfortável, algo como trabalho, exercícios ou situações sociais. O vício preenche a necessidade que você tem de correr para o conforto, de ficar longe do desconforto. Note esse medo e coloque um pouco de luz sobre ele, veja-o acontecendo.

Comece com pequenos intervalos – Tente uma hora sem internet, ou um dia sem pornô ou sem TV. Você provavelmente enfrentará certa resistência interna, mas se você dizer a si mesmo “É apenas uma hora” ou “É apenas um dia”, você vai conseguir superar esse período de desconforto. O ponto é tornar esse período apenas um pequeno desafio. Uma vez que tenha feito isso algumas vezes, comece a implementar essas pequenas doses na sua agenda – uma hora por dia ou dois dias por semana; o que for melhor para você.

Aumente os períodos de não-distração – Se você consegue ficar uma hora sem internet durante um dia, tente adicionar outra hora todos os dias. Faça isso por uma semana e veja como é. Use um bloqueador de internet se necessário ou alguma prestação de contas com os amigos caso ache útil.

Pense sobre a brevidade da sua vida – Nós ficamos pouco tempo nesse planeta, e isso é um presente maravilhoso. Não gaste isso atoa. Faça algo.Construa alguma coisa. Aprende uma habilidade. Vá explorar. Faça amigos. Aproveite a vida. Não permita que a sua vida escorra pelo ralo das distrações digitais. Viva conscientemente, decidindo como você quer utilizar o seu tempo.

Torne-se intencional – Quando abrir o seu computador, comece por uma pausa, note os seus desejos, então, pare por alguns instantes para definir sua intenção: Irei escrever um artigo ou vou ler sobre o Monte Everest por 10 minutos. Após fazer isso, levante-se e afaste-se do computador. Faça uma pausa, alongue-se, medite um pouco ou beba água. Então, antes de começar uma nova sessão no computador, defina um novo objetivo. Você pode se desviar desses objetivos de vez em quando, mas praticque pelo menos a parte de definir uma intenção ou um objetivo, depois tente colocar isso em prática. Você vai ficar melhor com a prática, assim como funciona com qualquer coisa.

A chave é encarar o problema e aumentar a sua percepção sobre isso. Isso requer um pouco de coragem, mas pode ser feito.