“Há dois erros que alguém pode cometer na estrada rumo à verdade… não ir até o final e não começar” Buddha

Como você começa algo novo?

Seja um novo programa de exercícios, progredir com uma tarefa que você quer começar ou criar um novo negócio ou produto do zero – como você começa?

Isso é uma das coisas mais intimidantes que há. É o não começar que mata a maioria das tarefas e projetos.

Procrastinação é colocar as coisas de lado. Seu novo empreendimento é colocado de lado porque começar é muito difícil.

Como eu comecei

Quando comecei o Zen Habits, eu não tinha a menor ideia de como começar. Eu olhava os outros blog e era intimidante o que eles alcançaram: não apenas milhares de leitores mas centenas de artigos, um design matador, um domínio próprio, todo tipo de serviço, ebooks e camisas, além de outras coisas que estavam sendo desenvolvidas.

Eu não poderia fazer tudo aquilo – eu tinha um emprego (dois na verdade) e uma família com seis crianças. Então, ignorei isso tudo e fiz apenas uma coisa: escolhi um nome aleatório que parecia correto e criei uma conta gratuita no blogger.

Isso foi incrivelmente fácil e me senti ótimo.

Então, fiz mais uma coisa: escrevi um artigo curto refletindo sobre algumas coisas que eu estava fazendo. Basicamente apenas uma reflexão em um diário. E isso estava livre para o mundo ver pela primeira vez.

Este foi o meu começo. Não foi difícil – na verdade, foi tão fácil que não dava para não começar. Com o tempo eu fiz tudo aquilo que as pessoas estavam fazendo, mas isso foi depois de um tempo. No começo eu apenas fazia uma coisa, depois outra e depois mais outra.

Inicie a Tarefa

Se você leu meu <i>Un-Procrastination</i> ebook, você percebeu o quanto foi fácil lê-lo. Capítulos curtos, leitura fácil, você poderia terminá-lo em pouco tempo. Eu propositalmente o fiz fácil, dessa forma você não procrastinaria.

Mais aí alguém disse “É mais fácil ler o livro do que implementá-lo”.

Verdade pura. Ao menos que você torne o começo ainda mais fácil.

Como você começa uma tarefa que está procrastinando porque é muito difícil? Você a torna super fácil.

Primeiro, selecione a tarefa. É muito difícil escolher? Para facilitar as coisas, escolha uma aleatoriamente.

Se você escolheu uma tarefa que é muito difícil de começar, torne-a super fácil: faça-a por um minuto. Se for muito difícil, faça-a por 20 segundos. Isso é tão fácil que você não pode dizer não.

Qualquer que seja a tarefa, se você estiver procrastinando, torne-a mais fácil. O ponto é apenas começar. Se você quiser ir além de 20 segundos, continue. Caso contrário, faça um intervalo, limpe o suor da testa e depois faça mais 20 segundos.

Comece um hábito

Como você começa um novo hábito? Algumas pessoas não tem problema em começar – é perserverar que é difícil. Já outros estão esperando há anos para fazer algo e eles simplesmente não conseguem fazer.

Em todo caso, você vai querer começar do jeito mais fácil possível.

Começar um hábito é o ponto chave. Se você não começar é impossível torná-lo um hábito. Então, torne-o o mais fácil possível. Quer fazer exercícios? Apenas amarre os cadarços e saia de casa. Apenas 5 minutos é tudo que você precisa.

E se você quiser fazer muito mais porque está empolgado? Não faça. Comece da forma mais simples. Por que? Porque perseverar com um hábito é mais fácil se ele for pequeno. Tente construir o hábito de correr 30 minutos por dia, e depois tente 5 minutos por dia. Qual você acha que vai aguentar por mais tempo? Eu já adianto a resposta: o mais fácil.

Se você quer perseverar com um hábito, comece com a versão mais simples, assim, você não vai desistir. Depois, você pode repeti-lo até o ponto que você gostaria. Mas comece do jeito fácil.

Comece um novo empreendimento

Finalmente você está pronto para canalizar o seu potencial criativo em um novo projeto. Mas não um projeto ordinário, mas sim aquele que será um novo empreendimento para você – um novo negócio, uma nova vida, e deixar sua marca no universo.

Mas você está colocando isso de lado. Tem muita coisa pra ser feita e você já está ocupado. Começar é intimidador.

Comece tão simples quanto humanamente possível. O quão simples você pode começar esse negócio? O quão simples você pode fazer esse produto? Faça-o até mais simples.

Deixe que o seu negócio ou produto faça apenas uma coisa. E depois faça-o fazer menos do que uma coisa. Com certeza depois você poderá adicionar uma nova funcionalidade, ou até duas, mas quando você começar, comece do jeito mais simples.

Você não será capaz de falhar no início, e o começo é tudo. É onde novos mundos são criados, novas jornadas começam, novas vidas surgem.

“Há dois tipos de pessoas, aqueles que terminam o que começam e assim por diante.” Robert Byrne


Nota do editor: Texto retirado do blog zenhabits, escrito por Leo Babaute. Traduzido por Aécio Neto.