Rascunho de site

Como tudo começa

Você alguma vez já se sentiu paralisado ao tentar criar algo? Seja uma monografia, uma redação, um livro ou um site? Normalmente não sabemos por onde começar, escrevemos uma linha e apagamos, ou então, tudo vai bem no inicio e depois as coisas parecem uma merda.

Há pouco tempo atrás, após algumas consultorias que prestei no Bliive, comecei a pensar sobre como eu crio um site e percebi que algumas etapas se repetiam. Dessa forma, vou compartilhar um pouco sobre como eu desenvolvo um website e, mesmo que você não vá criar um, acredito que isso pode te ajudar a criar outras coisas.

Ademais, isso não é um guia definitivo, são apenas algumas práticas úteis (ou não).

Vamos lá:

1) Pesquise –
A primeira coisa que faço quando estou com um novo projeto em mãos é pesquisar sobre o que já existe. Por exemplo, se vou criar um site sobre fogão a lenha, acesso o google e vou vendo o que já existe.

a) Quais eu não gosto? Quais os defeitos apresentados?
b) Quais são as páginas mais utilizadas? Falta alguma página interessante?
c) O que está bem escrito? É falado sobre os benefícios do produto/empresa/profissional?
d) Quais as palavras chaves principaís (dica: aprenda a utilizar a ferramenta de palavras chave do Adwords)

Enquanto faço isso, crio uma pasta no navegador [ Projetos > Meu Site Exemplo ] e vou salvando tudo que acho interessante.

Pasta Projetos

Leia-se:

I) Tipografia – Fontes, cores e tamanhos.
II) Identidade Visual – Quais as cores interessantes e que combinam com o negócio?
III) Diferentes leiautes – Menu superior, menu lateral, etc.

E assim, vou jogando tudo dentro da pasta, caso eu queira utilizar como referência no futuro.

Nesse momento, já é possível começar a rabiscar algo.

2) Pesquise em inglês – Não sei se inglês é o seu forte, e mesmo que não seja, procure um pouco sobre o tema do seu website em inglês, veja o que existe.

A partir dessa pesquisa, já é possível começar a delinear alguns pontos importantes sobre seu projeto, como por exemplo:

a) Quais páginas são obrigatórias?
b) Quais gostei? Quais não importam muito?
c) Que tipo de leiaute acho mais interessante?

3) Escreva! – Escreva tudo que puder sobre o seu negócio, faça um documento de texto e vá colocando frases que achar interessante ou que se adaptem ao contexto do seu site. Por exemplo, você viu um site de moda feminina e estava escrito “Escolha a melhor blusa que combina com você”, se o seu site for sobre imóveis, adapte a frase “Escolha o apartamento que combina com você”, e dessa forma você irá mesclar informações interessantes.

Criar algo tem muito de “roubar” de vários lugares e criar algo único. Então, coloque tudo isso no papel, rabisque, escreva, imagine.

4) Desenhe –Tenha sempre uma folha de papel por perto e vá rabiscando. Caso tenha curiosidade, utilize uma ferramenta de wireframe, ela é bem legal pra soltar a imaginação.

Como eu disse, nem de longe é um guia definitivo sobre como criar o seu site. Por outro lado, são algumas dicas praticas que podem começar a fazer o seu projeto caminhar. Resumindo:

a) Pesquise
b) Pesquise mais ainda
c) Coloque tudo no papel
d) Desenhe
e) Monte um arquivo, caixa, pasta de referência com tudo que possa ser útil ao seu projeto.

Abraço