Olá, eu sou Nneka, há alguns dias eu escrevi um artigo sobre os benefícios do Programa de Transformação da Vida, e listei “estar presente” como um benefício. Daí, o Leo pediu para eu expandir a ideia e eu me dispus a fazer isso aqui.

Eu sei que vocês são sérios quando o assunto são dicas praticas que podem ser transformadas em hábitos. Então, aqui estão alguns hábitos que você pode praticar para se tornar presente.

Preste atenção – Quando você estiver um tempo ocioso parado no sinal de trânsito ou em uma fila do supermercado, por exemplo, preste atenção. Ao invés de deixar a sua mente correr na frente pensando sobre qual a rota que você vai fazer até o seu destino e os possíveis atrasos, ou a lista de tarefas que você tem que completar após o supermercado, tire um momento pra prestar atenção. Desligue o som do carro, abaixe as janelas e observe o trânsito na faixa contrária, a corredora na rua, as árvores balançando com o vento, escute os pássaros cantando e o farfalhar das folhas. Você só tem que fazer isso por alguns momentos, mas já é um bom começo.

Observe – Na próxima vez em que estiver em uma reunião, observe o que está acontecendo. Isso é um pouco mais do que prestar atenção na duração. Prestar atenção é um gatilho base. Observação é como assistir um filme. Assista os atores em ação. Assista a postura corporal. Escute as intonações. Não fale. Isso pode ser uma ferramenta poderosa quando você senta e observa tudo que está acontecendo. Você nada em jogo no grande esquema das coisas, mas veja que você é capaz de responder perfeitamente quando questionado. Você irá se surpreender.

Respire – Quando você estiver pronto para ir além de momentos e minutos, tente prestar atenção na sua respiração antes de você começar a cochilar. Antes de cochilar, gaste 15 minutos prestando atenção no subir e descer da sua barriga enquanto você respira. Se você sentir que está indo dormir, ou notar que sua mente divagou, traga-a gentilmente de volta para a sua barriga. Você pode até colocar um livro sobre ela e assistir ele subir e descer.

Medite – Agora você pode estabelecer uma prática de parar e sentar. Praticar sentar por 30 minutos em silêncios. Deixe os seus pensamentos irem. Quando perceber que sua mente está perseguindo seus pensamentos, traga-a de volta para a sua respiração. Apenas fique quieto. Nada para fazer ou pensar a respeito. Nada a considerar, apenas estar.

Você pode praticar estar presente de cima pra baixo ou de baixo pra cima, mas você irá perceber que é mais fácil avançar em pequenos passos. Em breve, você vai começar e perceber o que você está ativamente fazendo. Se estiver cozinhando, não pense no que vem em seguida, preste atenção no que você está cortando agora. Quando você está presente, a energia da sua vida é conduzida em tudo o que você faz, desde escrever software para o seu site a cantar músicas de ninar para o seu bebê e jantar com um amigo.

Quando tornar-se consciente, você será capaz de influenciar o mundo ao seu redor de maneiras praticamente sem esforço.

Artigo escrito por Nneka, no blog Zen Habits, traduzido e adaptado por Aécio Neto.