Recentemente tenho tomado pequenas decisões durante o dia através de uma simples questão: Como vou me sentir a respeito disso quando o dia acabar?

Se eu tivesse que escolher agora entre checar as redes sociais e ler os novos artigos ou escrever, eu sei qual seria minha resposta: no fim do dia eu estaria muito mais feliz se eu escolhesse escrever.

Se aparece chips e pizza, eu posso até ser tentado a comê-los, mas mais tarde eu vou me arrepender de ter feito. Eu, inevitavelmente, me sinto mau comendo comidas gordurosas, mas sempre esqueço disso antes de comê-las.

No fim do dia eu não vou me arrepender de passar tempo com minha esposa e meus filhos, mas vou me arrepender de assistir vídeos online ou gastar meu tempo jogando alguma coisa.

Não vou me arrepender se fizer meus exercícios, mas vou arrepender de ficar sentado o dia inteiro.

Aprendi essas respostas através de me observar repetidas vezes, mas você pode aprender suas respostas se questionando antes de fazer algo, pense na hipótese – “Eu vou me arrepender depois?”, e veja se você estava certo ao revisar os resultados no fim do dia.

Tenha reflexão diária sobre o seu dia antes de ir pra cama, mesmo que seja uma revisão mental. Você fez a escolha certa? Se arrepende de alguma decisão? Se sim, não se sinta mau – fique feliz por estar aprendendo isso.

E aí, tome uma decisão melhor na próxima vez.

O que vai fazer agora, depois de ler isso? Você vai se sentir bem com isso no fim do dia?


Artigo retirado do blog Zen Habits, escrito por Leo Babauta. Traduzido e adaptado por Aécio Neto.