Imagens de qualidade que ajudam os usuários a examinarem os produtos podem representar uma grande vantagem competitiva para você, elas são capazes de aumentar a taxa de conversão e exercem uma grande influência no processo de decisão do cliente.

Abaixo estão algumas das boas práticas para você tirar vantagem das suas imagens:

Mostre os detalhes

No mundo off-line os clientes podem pegar, experimentar, cheirar e testar o produto. Na internet, porém, os clientes compram informações e não o produto em si. Por isso, a sua informação deve ser capaz de responder as seguintes questões:

  • Este produto serve pra mim?
  • Ele parece bom?
  • Ele vale quanto custa?

Como fazer isso através de fotos? Vamos ver:

Imagem A

r2d2 exemplo

Fonte: http://malasebolsas.com.br

Na figura acima algumas dúvidas aparece, por exemplo: Será que cabe e meu notebook? E como ele fica? É acolchoado? E o que mais que eu posso carregar nela?

Imagem B

Imagens que vendem

Fonte: http://ebags.com

Já neste caso, podemos ver vários detalhes e pensar: “Olha, ela é acolchoada, posso carregar várias coisas, ela tem um compartimento pro caderno, uma saída pra fone de ouvido, etc.”

Veja que não há nada de errado com nenhuma das fotos, ambas são de qualidade. A diferença é que uma delas aproxima o cliente de uma experiência que ele teria fazendo compras no mundo real, e a outra nem tanto.

Crie contexto de uso

Essa dica é parecida com anterior, com uma pequena diferença. Agora o seu produto será utilizado.

Observe que as lojas de roupas utilizam manequins para ilustrar o caimento, largura, etc. da roupa. Normalmente, os itens mais procurados nas lojas são aqueles dispostos nas vitrines, porque? Por que levam o cliente a perceber como a roupa ficaria no corpo. No ecommerce, faça o possível para fotografar suas roupas sendo utilizadas.

Observe o site da Zappos:

Imagens que vendem

Fonte: http://zappos.com

Evoque sentimentos

Imagens de produtos em contexto de uso são capazes de evocar sentimentos, e isso é um grande argumento de vendas. Imagine que você venda berços, você pode fotografá-lo sozinho, com um fundo branco ou você pode fotografá-lo em um quarto montado, talvez com um bebê e uma família feliz próximos. O ponto aqui é utilizar a criatividade para comunicar os benefícios que vêm junto com o seu produto e evocar emoções positivas, calma, amor, gratidão, etc.

Fabricantes

Se você fabrica/fornece algum produto, invista em boas fotos para o comercio eletrônico, e-mail marketing ou catálogos, você poderá vender mais por conta disso e até mesmo ajudar o seu cliente a vender melhor com as imagens que você fornece. Pode ser um diferencial para sua empresa.

E você, conhece algum site que colocou em prática as técnicas acima? Conhece outras formas legais de valorizar produtos via imagens? O que você tem feito? Compartilhe conosco nos comentários.


Referências
Fotos para ecommerce – usando fotos como argumento de venda
Como criar sites persuasivos – Andrew Chak