Todos nós precisamos turbinar nossa produtividade de vezes em quando – algumas vezes durante um mesmo dia. Temos várias razões pra fazer isso – completar mais coisas, fazer mais dinheiro, sair mais cedo do trabalho, ter tempo para nossa vida pessoal e alcançar nossos objetivos.

Seja qual for sua razão para produzir mais, essas dicas vão te ajudar.

#10) Cuide das coisas mais importantes primeiro – Sua tarefa mais importante para o dia (aquilo que gera o melhor resultado) deve ser feito logo pela manhã e ter prioridade sobre todas as outras coisas. Sabemos que o bicho pega no decorrer do dia, interrupções através de ligações, email, pessoas aparecendo pra dar um alô e novas demandas que surgem, tudo isso colocando a sua tarefa mais importante de lado. Se você não lidar com o mais importante primeiro você não vai conseguir completar isso ao longo do dia.

Tente completar suas três tarefas mais importantes antes de mover pra outra coisa. Se conseguir fazer isso, o resto do dia será moleza.

#9) Acorde cedo – Decida o que pretende completar em cada manhã e construa uma rotina matutina em torno disso. Gosta de se exercitar? Coloque isso lá. Café da manhã saudável? Faça isso. Checar o email? Tudo bem. As manhãs são um novo começo, tranquilas e livre dos telefones tocando e das notificações de email. Se você completar as coisas mais importantes de manhã, o resto do dia será bem fácil.

#8) Simplifique suas fontes de informação – Pense sobre toda a informação que você recebe (email, blogs, jornais, revistas, whatsapp, newsletters) e comece a editar e cortá-las brutalmente. Você vai reduzir drasticamente o tempo que passa lendo. Tudo aquilo que vir depois que você fizer isso, pare e analise se vale a pena e se é tão importante assim receber essas informações regularmente. Na maioria das vezes a resposta é não. Agora, depois desse processo, você deve ficar com muito menos coisas pra ler. O próximo passo: edite e corte novamente, leia apenas o que é realmente interessante.

Editar e cortar várias das informações que você recebe pode liberar boa parte do tempo para você fazer o que é importante – como por exemplo: alcançar seus objetivos.

#7) Arrume o seu espaço de trabalho, uma coisa de cada vez – Arrumar seu espaço significa apenas retirar tudo aquilo que é distração, que não soma, que não interessa da sua mesa de trabalho e do seu computador. Se conseguir um espaço de trabalho limpo e simplificado você poderá focar melhor na tarefa que tem em mãos.

Agora, com as distrações minimizadas, foque na tarefa que tem em mãos. Não cheque o email, não trabalhe em cinco projetos por vez, não confira os status no seu blog, não vá para sua lista de leitura. Trabalhe naquela tarefa de forma concentrada até concluí-la. Depois, comemore a realização.

#6) Vá para o trabalho mais cedo; trabalhe menos horas – Meus melhores dias de trabalho ocorrem quando chego cedo ao trabalho e começo a trabalhar nas horas quietas da manhã, antes do telefone começar a tocar e o pessoal do trabalho chegar. É tão calmo, e eu posso trabalhar sem interrupções e sem perder o foco. Normalmente finalizo as tarefas mais importantes antes que o pessoal chegue, então, durante o resto do dia vou lidando com aquilo que aparece (ou melhor: adiantando o trabalho do dia seguinte).

Bônus: você evita o horário de pico do trânsito.

Produtivo também é a segunda parte dessa dica: deixe o trabalho um pouco mais cedo. Isso é paradoxal, mas se você trabalhar menos horas e saber que seu tempo é limitado, você será mais focado. Então, terá mais horas para si mesmo. Todos ganham.

#5) Evite reuniões; quando você precisar se reunir, seja eficiente – Eu acho melhor dizer não, logo de cara, quando as reuniões aparecem. Você apenas diz “Me desculpe, não posso”. Estou cuidando de um projeto agora. E isso é sempre verdade. Eu sempre trabalho em projetos que são mais importantes que reuniões.

No entanto, você provavelmente não vai conseguir evitar boa parte das reuniões, então vamos ver como ser mais eficiente nessas situações.

#4) Evite trabalho desnecessário – Se aceitarmos todos os trabalhos que surgem, vamos começar a empurrar com a barriga, sendo cada vez menos produtivos. Você só é produtivo quando faz algo que te leve para mais perto dos seus objetivos. Elimine as tarefas não essenciais da sua lista de tarefas e comece a dizer não para aquilo que não é essencial também.

Se você não fizer isso, soltar a voz e dizer não, vai acabar sobrecarregado de trabalho que não precisa fazer. Corte tudo aquilo que não é essencial e foque no que interessa.

#3) Faça o mais difícil primeiro – Você sabe o que é isso. O que você tem colocado de lado mas que precisa fazer? As vezes quando você coloca as coisas de lado acabar por ter que lidar com coisas não tem necessidade de fazer.

#2) Trabalhe off-line sempre que possível – Para melhorar a sua produtividade, desconecte-se da internet. Tenha horários programados para checar o seu email, e apenas se permita checar blogs ou surfar na internet quando conseguir finalizar certos trabalhos. Quando ficar online, faça isso de forma cronometrada. Quando o tempo acabar, desconecte-se novamente até o próximo horário agendado.

Você vai ficar impressionado com o tanto de trabalho que consegue concluir.

#1) Faça algo que você é apaixonado – Isso não parece ser uma dica normal sobre produtividade, mas pense sobre isso: se você realmente quer algo, você vai ter que trabalhar duro pra conseguir. Você vai trabalhar muito, colocar horas sobre isso e tenderá a procrastinar menos. Aquele trabalho que a gente não se importa muito que a gente tende a procrastinar. Aprenda sobre o trabalho que você quer fazer e se importa.

Nota do editor: Artigo retirado do blog Zen Habits, escrito por Leo Babauta. Traduzido por Aécio Neto